
(de Adriana Falcão )
Pode parecer uma coisa óbvia a se fazer, mas quando me deparo com alguma situação em que tenho dúvidas, gosto de dar alguns passos atrás e buscar definir os conceitos envolvidos na questão. A definição de dicionário de uma palavra, sua etimologia, um pouco da história por trás da ideia. Fazer isso é como dar um reset e simplesmente começar do princípio.
Então anos atrás, quando me deparei com “Mania de explicação” numa livraria, fiquei encantada. O livro infantil de Adriana Falcão tem como personagem uma garota que gostava de inventar suas próprias definições para as coisas, pois achava que o mundo seria mais leve se tudo fosse mais simples.
Então, na cabeça dessa menina, desespero “são dez milhões de fogareiros acesos dentro da sua cabeça”. Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego”. Raiva é “quando o cachorro que mora em você mostra os dentes”. Tudo isso com ilustrações maravilhosas de Mariana Massarani.
Assim, ela vai definindo sentimentos complexos com uma ingenuidade infantil que é também muito sensível – e sábia. É um dos meus livros preferidos da vida inteira – é impossível abri-lo sem um sorriso e um quentinho no peito.
Renata Beltrão, São Paulo.