Pandemia: era uma vez uma noite

Sou fã e assídua assistente das lives de um Museu. Em junho assisti uma live sobre o Barroco que me deixou muito interessada em aprender mais sobre o assunto e, como no final o professor comentou sobre um curso que seria anunciado nos próximos dias, aguardei ansiosamente.

Um certo dia, tomei conhecimento, através de um amigo, que as inscrições estavam terminando e corri para garantir a minha. Consegui!

Na correria, acabei digitando um número errado na conta do depósito do pagamento da primeira parcela. O banco me comunicou e rapidamente refiz o depósito corretamente e enviei para a coordenadora das inscrições, que ainda não havia percebido meu erro. Ela me agradeceu e elogiou minha honestidade (sic).

Por que meu “sic”? Porque honestidade é o normal. Não se precisa elogiar. Mas no nosso país a sociedade está tão deteriorada que andam elogiando honestidade.

E aí fui me cadastrar na plataforma e ver o vídeo para saber como usá-la. Não encontrando como realizar duas atividades, enviei minhas dúvidas para o suporte, que me respondeu para entrar na plataforma 15 minutos antes da primeira aula, que então me mostrariam como fazer.

Estava assistindo uma série na TV. Faltam quatro episódios para terminar. Não tenho tecnicamente como gravar para ver depois, vou perdê-los, mas é por uma boa causa. 

Antes da primeira aula recebi a mensagem para entrar antes porque começariam com 15 minutos de antecedência pontualmente.

E lá estava eu prontíssima com 20 minutos de antecedência do início formal da primeira aula.

Eu entrei com tranquilidade e estava lá somente pelas minhas duas dúvidas porque havia acabado de fazer um curso em outro Museu na mesma plataforma, então já estava familiarizada.

A senhorita responsável pelo suporte pontualmente tentou e tentou e tentou fazer sua demonstração. Seu som estava com má qualidade. Trocou de equipamento, usou fone de ouvido, tirou fone e nada, continuava ruim. Foi compartilhar a tela e ela aparecia várias vezes sobreposta. Mas para mim tudo bem. Deu o horário de início da aula e aparece o professor falando e nem se preocupando que ela estava ainda dando orientações. Ela fazia menção de dar por encerrada sua seção, como era esperar demais que ela lembrasse que se comprometeu a responder minhas duas perguntas nesta seção,  coloquei minha indagação. Ela tentou me mostrar, não conseguiu. Desisti de colocar a segunda pergunta e ela encerrou sua participação.

A imagem e som do professor eram de má qualidade.

E aí o professor começou a ter dificuldades, parecia não ter conhecimento da plataforma. Demorou uns 20 minutos para conseguir entender alguns comandos para poder iniciar a aula.

Disse que compensaria no final, atrasando o final da aula (sic).

Por que meu “sic”? Porque a aula já é longa. São duas horas e ainda entrei antes e vai terminar depois? Imagina ficar sentada duas horas e quarenta minutos direto na frente de um computador. Não é fácil.  O que eu esperara ansiosamente como uma noite de conhecimentos interessantes se desenhava como uma noite fisicamente cansativa.

Aí a coisa piorou…. ele começa a falar que as tias tinham oferecido café, que ele gostava de contar histórias… (sic).

E meu savoir faire ficou por um fio (sic). Por que não foi se preparar em vez de ficar tomando cafezinho? Vai ficar contando histórias? Ou seja, na minha cabeça escutei: vai ficar enrolando em vez de dar aula com conteúdo…

O som cortando, não dava para entender. Eu me esforçava para me concentrar, para entender algo.

A apresentação no modo comum. E então mandei uma mensagem para ele sugerindo que colocasse o Powerpoint no modo apresentação. E ele respondeu: já vou colocar, eu estava vendo a cara de vocês (sic).

Por que meu “sic”? Porque estávamos com as câmeras fechadas a pedido da moça do suporte. Porque já tinha percebido que cada vez que ia mudar de slide saía do modo apresentação.

E o som ruim. E não dava para entender.

Mais alguns colegas da classe começaram a colocar mensagens na plataforma reclamando do som e também no grupo do WhatsApp da classe. A moça do suporte chegou a sugerir que víssemos a aula gravada depois. Então questionei a qualidade do som. A gravação com aquela qualidade também não seria viável. E aí ela revolveu interromper e adiar o início do curso para a próxima semana.

Com o intuito de colaborar, mandei uma mensagem no grupo para a moça do suporte alertando-a sobre a necessidade de uma boa Internet para dar aula online, pois tanto ela quanto o professor pareciam estar em suas casas. Anteriormente, ela tinha comentado que na região do professor havia tido queda de energia.

E ela respondeu que tudo correrá bem e que foi somente um imprevisto. Então parei de interagir. Para mim foi um improviso.

De verdade, espero que ele use esta semana para aprender a usar a plataforma e que eles garantam que suas casas tenham uma internet adequada e um plano B para situações que irão ocorrer porque imprevistos acontecem.  Plano B serve para quando falta energia ou a internet cair, então pode ser: usar 4G ou ir para o Museu e dar aula de lá… Será que é esperar muito?

E que minhas próximas noites de quarta-feira sejam noites felizes.

Amém!

Eclarice, São Paulo (SP)